INOVAÇÃO STARTUP - Post

Atualmente fala-se na indústria 4.0, mas, o que isso significa?

 

Antes de abordarmos o tema da indústria 4.0, vamos de forma concisa trazer primeiro a sua raiz, uma vez que o avanço da tecnologia tem impulsionado o surgimento de novas oportunidades e possibilita novas ferramentas de produção e gestão.

 

A história do homem é marcada por diversas revoluções, sendo uma delas a Revolução Industrial que se deu entre o período de 1760 e 1840 na Inglaterra com a substituição progressiva dos métodos artesanais por máquinas e ferramentas, pela exploração do carvão como energia alternativa à madeira e outros biocombustíveis e pelo uso crescente da energia do vapor.

 

No final do século XIX surgiram as maquinas hidráulicas e a eletricidade que seguramente configurou-se a segunda Revolução Industrial e nos anos entre 1950 e 1970 certamente seguiu-se a terceira Revolução industrial com automatização das linhas de montagem, expansão das comunicações e outras tecnologias que de alguma forma são conceitos ligados à Quarta Revolução Industrial

 

Desse modo as primeiras três revoluções industriais são o resultado da introdução de máquinas, eletricidade e informações tecnológica, diferentemente da quarta revolução industrial é caracterizada pela eliminação dos limites entre os mundos físico, digital e biológico, sendo a intersecção entre esses três pilares a base da nova sociedade 4.0.

 

Os conceitos da indústria 4.0

 

O conceito da Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha baseada em estratégias de alta tecnologia e tem seu pilar fundado na tecnologia da informação que veio para agregar na busca da melhoria contínua e ir além da integração dos processos associados à produção e distribuição, envolvendo todas as diversas etapas da cadeia de valor em que internet das coisas e a internet dos serviços, terão um impacto disruptivo em todos os aspectos em empresas de manufatura.

 

Apesar de não sabermos exatamente onde chegaremos com os novos conceitos advindos dessa chamada Quarta Revolução Industrial, temos visto a disponibilização de novos instrumentos atrelado a macro desafios.

 

Podemos dizer que essa revolução trouxe também um impacto transformando sistemas entre países e dentro deles, assim como o modo como a sociedade se organiza.

 

Conhece o termo Big-Data?

 

É um dos pilares da nova era e refere-se a grande quantidade de dados que são armazenados a cada instante, resultante da existência de milhões de sistemas atualmente ligados à rede sendo a informação tornando-se a matéria-prima fundamental para o desenvolvimento da indústria atual.

 

Ao contrário das demais revoluções industriais, a Indústria 4.0 encontra-se no período inicial, no entanto, os resultados são visíveis, tendo em vista o futuro da produção e da disseminação da informação, entende-se que a Indústria 4.0 está chegando para melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

 

Dessa forma, o mundo passa por um novo estágio de desenvolvimento, em que a contribuição qualitativa e colaborativa participação do cliente na formação de determinado produto ou serviço será devido aos benefícios de agilidade e flexibilidade aos processos que visam atender um mercado cada vez mais exigente.

 

Em suma, além de entender o fenômeno da Revolução Industrial, necessário se faz aprofundar nos mundos por ela afetados e identificar quais são os elementos constitutivos de cada mundo a influenciar nesse grande universo.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais, ou, abrir seu negócio? Entre em contato conosco e podemos auxilia-lo para abertura de seu empreendimento, e ainda oferecemos acompanhamento com o trabalho de consultoria empresarial!

 

A nossa equipe esta pronta para lhe atender!